Óptica

Descrição do Serviço Faixa Capacidade de Medição e Calibração (CMC)
Turbidímetro (0 - 1000) NTU 0,008 NTU
Medidor de Cloro(Colorímetro) (0 a 10) mg/L 0,010 mg/L

Observações

1.A capacidade de medição e calibração (CMC) refere-se á menor incerteza que o Laboratório é capaz de obter, com uma probabilidade de abrangência ou nível da confiança de aproximadamente 95%.

2.O Laboratório poderá declarar em seus certificados de calibração, incertezas de medição maiores que a sua CMC, devido às contribuições relativas ás propriedades ou características do padrão ou instrumento de medição calibrado.

Entendendo a acreditação internacional

Qual o nome do órgão acreditador que a elus se acreditou conforme a norma iso/iec 17025?

EMA – entidade mexicana de acreditação

Qual a diferença desta acreditação para a acreditação rbc (rede brasileira de calibração) realizada pelo cgcre?

Esta acreditação é compatível com a acreditação realizada pelo inmetro, pois tanto o ema, como o cgcre, são organismos certificadores que fazem parte de um acordo de reconhecimento mútuo internacional, que é assinado por meio do ilac - international laboratory accreditation cooperation, que é um fórum internacional que engloba os acreditadores de laboratórios de calibração, ensaios e outros.

Ou seja, o laboratório acreditados no brasil (rbc), podem fornecer certificados de calibração com selo de acreditação do cgcre, para todos os países que fazem parte deste acordo, onde o méxico está incluído, sendo que é recíproco este reconhecimento, onde os certificados que possuem o selo de acreditação do ema, também são aceitos nos países deste acordo, onde o brasil está inserido.

Portanto, os certificados que emitiremos com o selo de acreditação do ema para as calibrações de medidor de cloro e turbidímetro, serão aceitos no brasil normalmente.

Por que não buscar acreditação diretamente pelo cgcre (rbc), como nas outras áreas?

Pois o cgcre, até a data de acreditação de nosso laboratório junto ao ema, não possuía estes itens na lista de serviços para acreditação (nit-dicla-012), sendo que buscamos um acreditador ao redor do mundo e que mantivesse o acordo com o ilac, sendo que esta foi a opção de poder oferecer este serviço com o selo de acreditação, conforme a norma iso/iec 17025 para calibração de turbidímetro e clorímetro.

Qual área foi acreditada?

R: óptica

Quais instrumentos que podemos calibrar com o selo de acreditação do ema?

R: turbidímetro e medidores de cloro (clorímetro).

Quais os efeitos desta acreditação?

R: a elus passou a ser o primeiro laboratório acreditado na américa latina, para calibração acreditada conforme a norma iso/iec 17025 para turbidímetro e medidores de cloro (clorímetro). Isto permitirá que a elus possa oferecer um trabalho cada vez mais diferenciado e competitivo, atendendo as demandas de calibrações dos laboratórios de ensaios físico-químicos, oferecendo um serviço completo para todas, ou quase todas as calibrações necessárias para atendimento da norma iso/iec 17025, requisitos 5.5 e 5.6.